Games para Aquaristas

10 games para você jogar antes de morrer (a não ser que tenha coisa melhor pra fazer)!

Aquarismo costuma ser um passatempo caro, introspectivo e que toma tempo demais. Videogame também. Então, por que não combinar os dois para uma vida ainda mais plena e feliz?

Segue abaixo uma relação com os 10 melhores games recomendados para aquaristas, escolhidos de forma totalmente anacrônica, nonsense, parcial e arbitrária.  O foco aqui é a qualidade na representação da biodiversidade aquática, mesmo que eventualmente o jogo em si não seja lá grande coisa.

 

10- Fish Co  (2013)

10- Fishco O Pulo do Gobio

Seja um magnata do aquarismo!

Este é o jogo ideal para quem sempre quis ter uma loja de aquários sem o risco real de falência.  É um simulador onde você escolhe as especies, monta os aquários, limpa os filtros, remove algas, faz gestão de estoque, controla o capital de giro… Mais divertido que Super Mario, né? Ainda não fizeram a sequência, por que será?

Sistemas: Windows

Desenvolvedor: Fugazo

Espécies: 20 tipos de peixes diferentes de água doce (Oscar, Cascudo, Jack Dempsey, Rasbora Arlequim, etc).

Assista ao trailer 

 

9- Song of the Deep  (2016)

9- Song of the Deep O Pulo do Gobio

Tem na versão amarela?

A premissa é de um jogo infantil: uma garotinha embarca num submarino à procura do pai que havia se perdido no mar. Já o design lembra o antigo Hero do MSX ou a serie Metroid da Nintendo, com cenários intrincados e repletos de armadilhas. Pena que o que o jogo tenha de bonito (parece até aquarela!), ele tenha de chatinho: desde quando crianças preferem resolver quebra-cabeças do que atirar nas coisas? Esse mundo tá perdido mesmo!

Sistemas: Xbox One, PS4, Windows

Desenvolvedor: Insomniac Games

Espécies: Criaturas genéricas (caranguejo, água-viva, peixe pescador, dragão marinho, etc).

Assista ao trailer

 

8- Sea Of Thieves  (2018)

8- Sea of Thieves O Pulo do Góbio

Vamos precisar de um barco maior!

Sea of Thieves é um multiplayer de piratas intrépidos e fanfarrões seguindo a linha bem humorada da extinta série Monkey Island. Você monta um navio junto com os seus amigos e parte em busca de tesouros escondidos. Sea of Thieves tem os efeitos de água mais lindos já vistos num videogame, umas  caveirinhas e monstros  para enfrentar, uns combates navais, umas zoeiras divertidas e não muito mais que isso. É bom correrem logo com as expansões, antes que esse jogo vire um oceano de puro tédio!

Sistema: X Box One

Desenvolvedor: Rare

Espécies: Tubarão, Kraken, Megalodon

Assista ao trailer

 

7- Jaws Unleashed  (2006)

7- Jaws Unleashed O Pulo do Gobio

Um tubarão chamado Willy

Neste jogo você interpreta o astro dos filmes do Steven Spielberg – o Tubarão!  E fazendo o que ele faz melhor: morder e matar tudo que passa pela frente, de cadurme de anchovas a lulas gigantes. É claro que perseguir os banhistas é a parte mais divertida, numa espécie de GTA aquático. O jogo é tão doido que no final do jogo você enfrenta sozinho toda a Marinha dos EUA! Tosquice e diversão da melhor qualidade!

Sistemas: PS2

Desenvolvedor: Apaloosa Interactive

Espécies: Rêmora, Peixe Leão, Baiacu, Peixe Víbora, Serpente Marinha, Bacalhau, Caranguejo Ferradura, Narval, Crocodilo Marinho,  etc.

Assista ao trailer

 

6- Bioshock 1 e 2  (2007/2010)

5- Bioshock O Pulo do Góbio

Quero uma janela com vista para o mar!

Os 2 primeiros jogos desta série de tiro se passam em Rapture, uma cidade construída nas profundezas do oceano.O jogo mistura elementos de terror e ficção científica, enquanto o jogador descobre a farsa por trás de uma sociedade utópica baseada no princípio do objetivismo (Não dá pra explicar objetivismo aqui; isto aqui é um blog de aquarismo e não de teoria política!). Os animais marinhos aparecem sempre perscrutando as paredes de vidro, criando um ambiente claustrofóbico e ameaçador. Aliás, alguns aquaristas já até tentaram reproduzir o visual do jogo em seus próprios tanques!

Sistemas: Xbox 360; PS3

Desenvolvedor: Ubisoft

Espécies: Peixe Pescador, Tubarão, Baleia, Arraia Manta, Mexilhão, Enguia Pelicano.

Assista ao trailer de Bioshock 2

 

5- Assassin’s Creed IV: Black Flag  (2013)

6- Assassins Creed 4 O Pulo do Gobio

Chamem o Greenpeace!

Eu não sou o único a achar que esta série infinita da Ubisoft já deu nos nervos. Mas em matéria de ambientação, os caras são ótimos, fazer o quê? Este quarto episódio é basicamente um simulador de pirataria do século XVIII, com direito a batalhas navais, arpoagem de animais marinhos e mergulhos épicos nas águas azuis do Caribe. Pena que para curtir isso tudo você tenha que sublimar mais uma tonelada de baboseira metafísica.

Sistemas: Xbox 360; Xbox One, PS3; PS4; Windows

Desenvolvedor: Ubisoft

Espécies: Tubarão Martelo, Tubarão Touro, Orca, Tubarão Branco, Moreia, Baleia Corcunda, Baleia Branca, Água Viva, Corcoroca, Cirurgião Azul, Garoupa, Anchova, Arraia Manta, Lula Gigante

Assista ao trailer

 

4- GTA 5 (2013)

4- GTA 5 O Pulo do Gobio

Um mergulho em Vespucci Beach

A obra-prima da Rockstar está mais preocupada com as loucas confusões de Trevor e seus amigos do com a vida marinha da costa de Los Angeles (ou melhor, Los Santos). Mas, em se tratando de Rockstar, até um ambiente secundário ganha uma representação magistral. Você pode mergulhar nos recifes de coral enquanto desvia dos tiros da polícia, procurar tesouros nas profundezas e, se bobear, até ser comido por um tubarão branco!

Sistemas: Xbox 360; Xbox One, PS3; PS4; Windows

Desenvolvedor: Rockstar

Espécies: Tubarão Branco, Tubarão Martelo, Orca, Golfinho, Arraia e Baleia Corcunda.

Assista ao trailer

 

3- Endless Ocean 2: Blue World  (2009)

3- Endless Ocean O Pulo do Gobio

Este post tem patrocínio da Cerveja Antarctica

Este jogo do finado Nintendo Wii combina exploração submarina com colecionismo. À medida que descobre novas espécies através de vários biomas, você vai preenchendo a sua enciclopédia como um álbum de figurinhas. Para entusiastas da vida marinha, é um passatempo absolutamente fantástico, desde que consigam relevar a historinha ecochata digna de Sessão da Tarde.

Sistema: Nintendo Wii

Desenvolvedor: Arika

Espécies: Mais de 300 animais, incluindo personagens clássicos e obscuros do aquarismo (Zanclus, Flame Angel, Clown Wrasse, Donzela Starck, Mandarim, Beta Marinho, Blênio Bicolor, Firefish, Yellow Clown Goby, Camarão Randall, etc) e de água doce (Guppy, Cascudo Zebra, Cascudo Panaque, Green Terror, Chalceus, Acará Bandeira Altum, etc).

Assista ao trailer

 

2- Abzû  (2016)

2- Abzu O Pulo do Gobio

Ali na frente tem mais plâncton!

Abzû está mais para uma experiência sensorial new age do que um jogo. Não há inimigos para vencer ou desafios a superar, nem a temida tela de game over. O seu bonequinho sai nadando por vários biomas marinhos (lagoas, recifes, florestas de algas, mar aberto profundezas e até um mangue amazônico) interagindo com topo tipo de criatura enquanto investiga as ruínas de uma antiga civilização alienígena. Não pode faltar a música orquestral ao fundo. Você pode até parar para meditar em pontos estratégicos e ficar admirando o comportamento dos peixes.  Pena que não dá para acender um incenso debaixo d’água.

Sistemas: Xbox One, PS4, Windows

Data de lançamento: 2017

Desenvolvedor: Giant Squid Studios

Espécies: Mais de 100, incluindo o Yellow Tang, Aruanã, Anjo Imperador, Mero, Moreia Verde, Tubarão Leopardo, Barracuda, Enguia de Jardim, Manati, Tubarão Baleia, Pirarucu, Elasmossauro, etc e etc.

Assista ao trailer

 

1- Subnautica  (2018)

1- Subnautica O Pulo do Gobio

Glass Catfish From Hell

Meu favorito! Você é um cientista preso no oceano de um planeta alienígena que quer reconstruir sua nave e voltar pra Terra. Enquanto prospecta recursos no fundo do mar ao melhor estilo Minecraft, você vai reunindo dados científicos sobre o planeta, na tentativa de entender mais sobre seus ecossistemas e vida marinha. Só que as coisas vão ficando cada vez mais tensas, devido à radiação, à infecção bacteriana, ao risco de afogamento, e principalmente aos leviatãs das profundezas. E eis que aquele jogo fofinho do início se torna um assombroso pesadelo subaquático!

Sistemas: Xbox One, PS4, Windows

Data de lançamento: 2018

Desenvolvedor: Unknown Worlds

Espécies: Nenhuma deste planeta.

Assista ao trailer

 

Texto: Bruno Fortini

 

Ps: Meu amigo Matteo me alertou que eu esqueci do Zoo Tycoon 2: Marine Mania. Bom, agora já era!

 

SHARE IT:

Commenting area

  1. Flávia Costa Cruz Negrão de Lima 20/07/2018 at 3:14 am · · Responder

    Adorei muito esse ranking! A vida marítima é tão rica, com paisagens surreais de belas: claro que é um cenário fascinante para jogos também!

    Tenho uma questão: qual desses jogos lida melhor com a administração do aquário, porque esse é o desafio da vida real. Ou seja, estou procurando um jogo de simulação, onde você é responsável pelo aquário virtual, podendo embelezá-lo, mas tendo como prioridade o bem estar dos peixinhos. Seria o caso do Fish Co, correto?

    • Sim, conheço apenas 2 que seguem essa linha: o FishCo e o Zoo Tycoon 2 Marine Mania, que o Matteo me lembrou. Mas são jogos relativamente antigos e teriam pouco apelo ao público atual. No Subnautica, você pode construir um aquário também dentro de sua base, mas com animais alienígenas.

      Acho que um simulador muito realista de aquarismo hoje seria inviável por 2 motivos. Primeiro, dificilmente uma grande produtora investiria muitos recursos num jogo de interesse restrito, que provavelmente não se pagaria. E depois, que daria tanto trabalho ao jogador (trocas d’água, monitorar parâmetros, dosar químicos, etc) quanto a atividade real.

  2. adorei a lista, porém, se me permite tem um jogo faltando, maneater; agrada todos os tipos de jogadores. belo blog.

Leave a Reply

You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>